Instituto Pensar - Santos irá sediar festival internacional sobre criatividade e inovação

Santos irá sediar festival internacional sobre criatividade e inovação

O festival terá mais de 40 atividades gratuitas, divididas em quatro eixos temáticos

Santos, uma das Cidades Criativas da Unesco, no litoral de São Paulo, irá sediar o 1º Festival Internacional Santista de Criatividade, Inovação e Sociedade – CriAtivar. O evento, que tem como fio condutor a criatividade entre as principais pautas do futuro, está previsto para acontecer em formato online, de 24 a 27 de setembro, por meio de transmissão através de redes sociais, no Instagram (@festivalcriativar).

Os organizadores do festival dizem compartilhar da mesma noção de especialistas, segundo a qual a criatividade será um dos legados positivos da crise sanitária que afeta diversos países do mundo.

Montado em torno de mais de 40 atividades gratuitas, divididas em quatro eixos temáticos, o evento contará com palestras de especialistas nacionais e internacionais. Entre eles, Brian Solis e Domenico De Masi, debaterão temas como economia criativa, inovação, construção de uma nova sociedade e novos paradigmas da economia local e mundial.

Confira os eixos:

  • Eixo 1- Cidade Criativa;
  • Eixo 2 – Tecnologia, inovação, negócio e empreendedorismo;
  • Eixo 3 – Futuro, sustentabilidade, impacto e cidadania;
  • Eixo 4 – Criatividade, cultura e arte.

Festival na Cidade Criativa

O CriAtivar foi concebido a partir de uma convergência com o selo Santos Criativa. A certificação foi adotada pela cidade em 2015, quando passou a integrar a Rede de Cidades Criativas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), na categoria Cinema.

A cidade se preparava para, em 2020, realizar, pela primeira vez na América Latina o Encontro Anual da Rede de Cidades Criativas das Organizações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Com a pandemia, os planos foram adiados, mas os organizadores acreditam que o festival chega como alternativa qualificada, alinhada ao vanguardismo de Santos.

"O CriAtivar vai explorar essas possibilidades santistas. Olhando e integrando o mundo; reconhecendo as próprias potencialidades, queremos provocar reflexões, sobretudo, associadas à economia criativa e à inovação. Esse olhar para dentro e para fora é essencial para repensar novos caminhos para a sociedade”, afirma Denise Covas, uma das organizadoras do evento.

De acordo com a executiva, a ênfase na economia criativa está baseada no potencial de negócios do setor. Ela cita mapeamento da Indústria Criativa no Brasil feito pela Firjan, segundo o qual, o PIB Criativo totalizou R$ 171,5 bilhões, em 2017. De acordo com a organização, esse total representa 2,61% de toda a riqueza produzida no território nacional.

Troca de experiências

Seja nas periferias ou nos centros econômicos nacionais e internacionais, o evento é visto por Danilo Tavares, fundador da Zopp Criativa, como uma oportunidade de trocar experiências

"O slogan Expanda a sua visão de futuro é um convite para acreditar no poder da criatividade e do diálogo para a construção de novas possibilidades de relacionamentos de consumo, de trabalho e renda, de negócios e de mundo. Esse é o momento para sonharmos e desenharmos o futuro”, pontua ele.

O festival é organizado pela DCovas Projetos Culturais e Corporativos, LAB 4D e Zopp Criativa. O evento tem curadoria do Atelier do Futuro e é realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, via PROAC.



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: